Insuficiência Cardíaca:
A Insuficiência cardíaca, também conhecida como coração grande ou coração dilatado acontece quando o coração torna-se insuficiente para bombear sangue para as demais partes do corpo de maneira adequada.
Ela pode acontecer por diversas razões, sendo mais comumente, uma consequencia final de outras doenças cardíacas não controladas, tais como: hipertensão arterial, diabetes, infarto, disfunção das valvulas do coração, arritmias cardíacas, doença de Chagas...
Um vez que o musculo do coração torna-se "fraco", ele acaba por ter dificuldade em ejetar todo o sangue necessário para as demais partes do corpo, gerando um acúmulo de liquido nas regiões em que o sangue passaria antes de chegar ao coração, como é o caso do pulmão, das pernas e abdome.
Dito isso, fica fácil para vocês entenderem o porque, dentre os sintomas comuns, estão a falta de ar, o cansaço fácil aos esforços, o inchaço de membros inferiores e até mesmo de abdome.
Além da história clinica e do exame físico que sugerem a doença, uma das alterações que vemos nos exames é a fração de ejeção reduzida, ou seja, quando fazemos o Ecodopplercardiograma (aquele famoso "ultrassom do coração") notamos que a quantidade de sangue ejetada pelo coração é menor do que aquela considerada "ideal".
Segundos dados da Rede Brasileira de Insuficiência cardíaca, cerca de 26 milhões de pessoas são portadoras da doença. No Brasil, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) estima que são 3 milhões de pessoas.
Muito embora não exista uma cura definitiva para a insuficiência cardíaca, os tratamentos já existentes são muito eficazes em garantir um bom controle da doença, evitando assim a sua progressão e descomensação.
Se você apresenta algum dos sintomas de insuficiência cardíaca ou possui fatores de risco, não hesite em buscar ajuda médica.